quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Significado dos sonhos


Depois de ler um pouco sobre sonhos e analisar os meus constantemente, cheguei a seguinte conclusão:
Temos que unir todos os ensinamentos. Segundo Sigmund Freud, os sonhos são tudo aquilo que você teme ou que você deseja.
Segundo o Livro dos Espíritos codificado por Allan Kardec, os sonhos são as lembranças do que nosso espírito andou passeando enquanto dormíamos. Ele diz que esses passeios podem ser no presente, lembranças do passado ou premunição do futuro. Diz que enquanto nosso corpo descansa, nosso espírito aproveita pra dar um rolé. E aí ou vamos passear e nos encontrar com outras almas ou vamos investigar nossa vida: ver o que já fizemos no passado ou o que vamos fazer no futuro. E diz ainda que não lembramos completamente dos sonhos porque o corpo humano é uma matéria muito densa e não consegue captar completamente o que nosso espírito viveu enquanto estávamos em vigília. E por isso será impossível lembrarmos de tudo que passamos durante o sono.
E tem também aqueles livros que falam que cada objeto, animal, etc tem um significado. Dizem que sonhar com cobra é falsidade. E sonhar com morte é sorte. Ect, etc…
Uma terapeuta que eu tive, disse que eu deveria prestar atenção ao que eu sentia quando acordava. A sensação que eu tinha ao lembrar daquilo que sonhei. E partindo desse princípio, dividi os sonhos em categorias:
Medos; desejos; passado; presente e futuro. E lembrando que nosso corpo é uma matéria densa e não vamos conseguir lembrar de tudo, então não vamos poder analisar tudo. Teremos que nos contentar com o que a gente lembra e utilizar essa lembrança pra fazer a análise. Uma dica é escrever os sonhos sempre que acordar, pq com o tempo eles vão ficando mais claros até não precisarmos mais anotar. E antes de tudo, analisar com cautela nossos sentimentos. O que você sentiu quando acordou? Medo? Esperança? Sensação de já ter acontecido aquilo? Sensação que aquilo vai acontecer? Essa é a maior prova que devemos acreditar na nossa intuição. É nessa hora que vamos ter que confiar nela. É a principal ferramenta pra analisar o sonho.
Outra coisa que eu percebi com o tempo, depois de muitos sonhos analisados e depois concretizados, foram as aparências nos sonhos. Quando o sonho é mais por medo ou desejo de algo, a impressão que eu tenho é que eu vejo as imagens de longe. Vejo as pessoas pequenas. Como se estivesse vendo de cima. Agora quando é sonho de premunição, vejo e sinto como se estivesse vivendo aquilo mesmo. E acordo muitas vezes sem saber se sonhei ou se foi realidade. E as cores são mais fortes também. Já lembranças do passado, aparecem pessoas que eu nunca vi antes, mas no sonho parecia ter muita intimidade. Ou, pessoas que eu conheço, mas com outra aparência. Lembrando que esse passado ao qual Allan kardec se refere, é do passado de encarnações. Já os do presente, é como se eu tivesse acabado de viver aquilo. Quando sonho que encontrei alguém que não vejo há tempo por exemplo e acordo com aquela sensação de como estivesse acabado de chegar daquele lugar. Mas todas essas conclusões que cheguei, foram analisando os MEUS sonhos. Então não existe um estudo pra comprovar tudo que eu falei. Existe sim, cada estudo separadamente. Então, acho que o mais fácil é cada um ir analisando seus sonhos e esperando as coisas reais acontecerem e com o tempo cada um vai saber identificar que tipo de sonho teve. E à medida que você for analisando e lembrando, eles vão ficando mais claros até você já saber identificar na hora que acorda. Vale olhar no Dr. Google se aparecer algum objeto, animal também.
Outro dia eu sonhei que estava com duas amigas e as duas nem se conheciam (de verdade). E a gente mexia num rato que parecia estar morto. Mas quando eu futucava o rato, ele saia correndo. Aí juntei as coisas: o que eu senti no sonho? Senti um pouco de raiva. Não sabia explicar o porquê. Mas senti raiva. E medo também…uma mistura de sensações ruins. Aí no Dr. Google, vi que sonhar com rato era coisa ruim. Mas oq as duas tinham a ver com isso? Aí não deu muito tempo e me decepcionei com as duas. Foi um aviso. Antes de eu começar a namorar, eu sonhava direto que tava beijando meu namorado. Mas não beijando normal. Por que isso a gente já fazia! Heheheh mas como se estivesse namorando mesmo…tipo, ele já chegava me beijando. Coisas de namorados e não de ficantes como éramos. E aí agora..olha a gente junto aí. Rs. Na época eu até achei que era desejo. Apesar de sentir uma sensação muito forte. Na minha humildade, achei que era desejo. Mas era premunição. Aconteceram coisas idênticas aos sonhos.
Eu poderia passar horas aqui contando sonhos pra vocês entenderem. Mas essas coisas a gente só entende quando sentimos na pele mesmo. E isso é a maior prova que nossa intuição, nossos sentimentos são muito mais relevantes que as convicções humanas e sociais. Àquilo que já falei antes e não canso de repetir: “Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual. Somos seres espirituais passando por uma experiência humana.”

Beijos e muito obrigada pelas visitas e comentários!

Boo!

8 comentários:

Rebecca disse...

Opá.. olha eu sendo a primeira aqui? Desde ontem que procuro os teus textos para ler, me sinto calma, viajo num mundo qu é só meu, caminho pelas palavras que vc escreve, sinto dentro de mim cada emoção descrita! É disso que gosto num livro, pena que só dá para saber disso depois de comprado.
Enquanto lia, pensava nos meus sonhos, em tudo que já foi dito sobre eles e de todas as filosofias feitas para que se entenda de sonhos, e sabe que o que acabei de ler é que fez mais sentido?
Senti dentro de mim todas as crenças que tenho se encaixarem perfeitamente.. premonição, vidas passadas, medos.. Foi curioso!
E senti esse post como uma 'resposta' ao sonho que tive com KK e que te contei, espero que ele seja mesmo uma premonição.. uma vontade tão forte e que aconteça em breve! *.*

Ai ai, minha pequena BöO que falta vc me faz! De todas as assessoras, foi com vc que me senti mais a vontade, mais íntima(apesar de não termos contato), me sentia vista por vc. Sou uma pessoa carente e tenho necessidade de ser vista em meio a multidão, já que nessa vida de fã, a chances de Claudia me notar é quase nada.. vivo na busca por um 'oi', já pensou o quanto humilhante é isso? Vc dveria escrever algo sobre isto! Queria entender pq somos assim..=/ Ai ai.

Beijos minha gatona.

@feeh_ziinha disse...

Boo Linda!
Mais uma vez eu aqui!rsrs
Nossa,depois de ler esse texto fiquei refletindo sobre os meus sonhos,nunca tinha pensado tão profundamente sobre isso,e sabe que tudo isso que vc escreveu faz TODO o sentido!
Sabe Bruna,ultimamente,parece que seus textos estão sendo escritos pra mim,pois se encaixam perfeitamente com meu pensamento,minhas convicções...
Muito obrigado por tudo que vc escreve,de verdade!
Beijooos Boo,te amo!

Juliny Barreto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliny Barreto disse...

Ainnn eu lembro q vc disse uma vez q sonhou comigo viajando, com uma mala rosa, lembra? ahauhauhauahuahua
O que será que esse sonho quis dizer? Tomara que seja que ainda vamos viajar muito juntas... ou que um dia ainda vou em salvador e vc necessariamente vai precisar me ver viajando (de volta pra casa) com a mala rosa ahuahauhauahuahuahuahauha
Viu... mas vamos ao post:
Eu sinceramente acho que temos mais do que a época passada (referência ao seu último comentário em meu blog),o signo e o mês que nascemos ahuahuahuahaua
Por que a sintônia eh muitooo grande... estava ontem justamente ouvindo um audio-book muito interessante, intitulado "Pergunte a seus sonhos" de Rosa de Souza... e quando entro aqui, tcharammmmmmmm advinha sobre o que eh seu post???? hauahuahuahua
Ahhh pára... coisa mais sem graça! ahuahauhauhauahuahuhauaa
Ai ai... agora sério, eu adoro sonhar... ás vezes tenho sonhos muitoooo malucos, sem pé nem cabeça... outras vezes acordo com a sensação de que a noite passou tão rápido que nem deu tempo de sonhar ahuahau ou então que acordo sem querer acordar... de tão bom que estava o sonho. rsrs
É bem legal tentar conhecer um pouco mais desses nossos próprios mistérios... eu vou terminar de ouvir o livro e te falo o q aprendi, tá??? ahuahau
beijocassssssss e otemos sonhos... amo

PS. Comentei no seu posting anterior

Raphaelen Bittencourt disse...

Sem comentários ok? Hoje a preguiça me consome... e quer saber? Não existe nada melhor que sonhar, com ou não significados, sonhar sempre faz bem! rsrs

um beijo queridona!

bê disse...

eu sempre acreditei nos sonhos.
mts vezes, meu namorado dizia ''ai para, foi so um sonho.. q neura'' mas eu sabia no meu intimo q aquilo significava algo.

sempre significava.

eu n sei diferenciar as coisas direitinho assim q nem vc.
é preciso uma luz, sabedoria, sei la, q eu n tenho...

mas queria aprender mais sobre isso. vou passar a anotar, que nem vc ta falando....

sabe, ja comntei aqui, o fato d´eu ta fazendo estagio numa produtora ne? e meu desejo d me tornar uma...enfim...

como vc tem experiencia nisso, vc poderia escrever sobre seu inicio de carreira nessa area ne?Rsrs..

certeza q me ajudaria, me daria uma luz. rsrs


beijos minha linda.

saudades!

£uh Oliveira disse...

Texto interessantíssimo Bru!!
Essas coisas de sonhar com bichos,gente morta,minha mãe sempre fala o que significa...
Será que isso explica quando a gente dorme bastante,mas acorda cansanda?
Será que é porque nossa Alma "andou" passeando muito por ai?Rsrs...
E o Djavu,quando a gente vive ele,será que é por que nossa alma já fez isso enquanto dormiamos?
Muitas perguntas e curiosidades..
Adoro esse assunto!!
Post mais sobre ele...

Beijos e fique com Deus

Sâmia Alencar disse...

Agora toda vez que acordar de um sonho, acho que vou me lembrar de você Boo. Depois de ler isso, talvez eu até sonhe com você, rs.
Sonhos...cada uma deles têm uma explicação.

BeeijO!