sábado, 26 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009


Todo ano costumo fazer uma retrospectiva dos acontecimentos, do que errei e do que aprendi. Mesmo antes de ter blog, sempre escrevia num caderninho a retrospectiva do ano. É meio como um costume na minha vida. Porque o melhor disso é reler depois e ver no que e como mudei…
Esse ano foi o ano da colheita. Colhi tudo que plantei em 2008. Recebi todas as graças que pedi na virada do ano. E antes de mais nada, tenho que agradecer à Deus por me provar a cada dia que Ele só quer o meu melhor e eu posso confiar de olhos fechados. Que mesmo quando tudo parece estranho, no final, dá tudo certo simplesmente porque confiei, esperei e consegui.
Percebi que meu maior problema é a ansiedade. Sofro por antecipação, durante e depois do problema. Antes porque eu fico imaginando quando vai ser, durante porque está sendo e depois porque fico remoendo o que já passou. E sabiamente, Deus me enviou lições que me ensinaram a aprender a controlar minha ansiedade. Não estou curada, mas já dei um grande passo que foi identificar um problema. Agora acho que com o tempo, vou aprender cada dia mais à lidar com certas situações.
Aprendi a viver um dia de cada vez como se fosse o último. Por essa ansiedade, passava tempo demais pensando no futuro e esquecia de viver o presente. Agora o futuro pra mim é só um sonho e o que eu quero mesmo é saber do AGORA. Se o futuro não sair como eu planejo, não vou sofrer. Ou, posso até sofrer. Mas vou entender que seja lá o que acontecer, vai ser melhor pra mim depois. Aprendi…na verdade eu já sabia, mas não colocava em prática na real. Mas “aprendi” que Deus só quer meu bem e eu tenho que confiar seja lá o que acontecer. Agora não tenho mais medo do futuro. Agora quero viver o AGORA. Amanhã é tarde demais…
Acho que vou fechar o ano mais confiante. Com mais fé. Mesmo que ela me falte às vezes ou eu esqueça por alguns segundo. Dentro de mim cresce à cada dia o amor à Deus e a confiança na vida. Sei que no fim tudo dá certo.
Esse ano foi um ano de inversão de valores também. Coisas que eu achava errado ou dizia não ser pra mim, aprendi que de outro ângulo não só serve, como é muito melhor também. E que analisar as stiuações e tentar enxergar o outro lado é fácil, válido e pode me ajudar muito.
Ano passado terminei o ano me perguntando o que eu queria para 2009. Esse ano termino sabendo tudo o que eu quero para 2010, mas, mais tranquila sabendo dar um passo de cada vez.
Quero agradecer á todos que passam sempre por aqui e deixam palavras de conforto, conselhos e pontos de vistas diferentes dos meus, mas que me fazem analisar e pensar por outro ângulo.
Que Deus ilumine à todas as pessoas do universo. Mais tolerância, compreensão e amor.

Que venha o ano novo!!

8 comentários:

Juliny Barreto disse...

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Amiga linda... eu tb tenho muito o que agradecer por 2009. E um dos agradecimentos eh a nossa amizade que se fortaleceu e mostrou que veio pra ficar... agora eh esperar por minha visitinha a SSA em 2010!
Ihuuuuuuuuuuuuuuuuuu
amo amo amo amo
TUDO DE MELHOR SEMPRE

£uh Oliveira disse...

2009 foi um ano difícil,apertado. Mas graças a Deus,o mais importante que é a saúde e a união de minha família e amigos permanecem mais forte que nunca.
Espero que em 2010 eu finalmente tenha coragem e faça tudo o que prometo de um ano pro outro.

Mas enfim,ano que vem estamos nós juntas aqui de novo! *---*
Adoro seu blog,faz parte da minha rotina passar por aqui e ler o que vc escreve!!

E que o seu 2010 seja repleto de coisas boas,que Deus abençoe sua vida sempre Bru!!
Felicidades...

Beijos

Rebecca disse...

Bom, toda vez que venho te escrever já começo a pensar em algo carinhoso em que possa te chamar, aí vem logo diversos nomes, mas todos já usados em alguma ocasião, queria algo novo, mas ñ consigo achar. Hoje, vou lhe chamar de 'minha razão de rir todos os dias', mesmo quando não tem post novo, venho aqui reler aos velhos e me delicio com suas palavras, com sua forma clara, simples, objetiva e cômica de se expressar.. Ai ai, minha pequena BöO, como gosto de vc.
Esse ano de 2009 só tive coisas a agradecer, sabia? Fui feliz plenamente, amei demais, sorri demais, chorei demais, vivi demais.. nem todos os anos me sinto tão plena assim, tão realizada!
Pausa para uma coisa: A uns três dias que tenho entrar no seu blog e só dá erro, me bateu um desespero, sabia? Jurava que vc tinha dletado tudo e sumido! Me promet nunca fazer isso? Promete? Promete? Preciso de um SIM!
Tenho medo de um dia vir aqui e não te achar mais, e eu não saberei aonde procurar mais, fico aflita só de pensar!

Voltando..
Se vc já colheu tanta coisa boa esse ano, se prepare para o ano que se inicia, pq minha mãe diz que é um ano de colhr tudo que se plantou no ano anterior, e vai vir muita colheita boa pela frente!!!!

Posso te fazer uma pergunta?
Sempre leio os seus posts e fico pensando de onde vem inspiração, de onde veem a fras crta na hora certa?
É fácil escrever sobre algo, mas é difícil organizar as idéias, eu mesma quando venho comeentar me prco toda com tanta informação na cabeça, é muito 'ziringuido'. Vc senta, começa a escrever e simplesmente flui? Se for assim, é muito mágico!

Espero que o ano de 2010 teenha muito mais BöO para todos nós, e que a cada dia esse blog sirva de lição de vida para muitos e de conforto para outros.

Huuum.. e somos nós que temos que te agradecer, viu? Por não tr nos abandonado, por deixar que a gente participe da sua vida, me considera sua amiga íntima só pelo fato de entrar aqui e conhacer tanto sobre vc!

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhh, quanta saudade boneca, quuuaaaannttaa!!!!
Como pode sentirmos falta de alguém que mal conhecemos? Ser humano é tudo doido! hehehe

Ps. Estive hj no mercado modelo e na Igreja Senhor do Bonfim, meeeuu Deeeuuss, lindíssimos lugares!
Comprei uma bolsa linda, camisetas do "olodum" kkkkkkk, super tabaróa.
Meu pai se perdeu que só, minha mãe já estava desistindo quando sem querer achamos placas para nos guiar!
Na volta comemos no Rei das pamonhas e voltamos para o interior em que estamos.. hehehehe
Foi divertido!

Amanhã meu pai quer nos levar para ver a orla, beirar algumas praias, se der tudo certo venho te contar.

Beijos do tamanho do mundo, te amo!

Sâmia Alencar disse...

Acho super legal, e de muita importância rever o que fizemos. É massa, serve pra gente ver onde errou, onde acertou, o que aprendeu ... em fim, só nos acrescenta. Melhor ainda, é ler depois de algum tempo mesmo, e perceber a nossa mudança, ou talvez perceber que não mudamos nada no que deveríamos mudar, olhar o quanto estamos parados, perdidos no tempo. Também acredito muito no poder de Deus, acho que Ele sabe tudo que está nos acontecendo, e as coisas que nos acontecem, mesmo quando achamos que tá errado, e para o nosso bem, de alguma maneira, Ele quer que a gente aprenda algo sempre, com as situações por Ele propostas. Boo, tenho certeza que meu 2009, se tornou melhor depois que comecei a ler seu blog com mais frequência, você aconselha, desabafa, me faz rir muuuito, rs. Feliz Ano Novo, que você tenha tudo o que merece, de verdade. Beijão, amo-te !Acho super legal, e de muita importância rever o que fizemos. É massa, serve pra gente ver onde errou, onde acertou, o que aprendeu ... em fim, só nos acrescenta. Melhor ainda, é ler depois de algum tempo mesmo, e perceber a nossa mudança, ou talvez perceber que não mudamos nada no que deveríamos mudar, olhar o quanto estamos parados, perdidos no tempo. Também acredito muito no poder de Deus, acho que Ele sabe tudo que está nos acontecendo, e as coisas que nos acontecem, mesmo quando achamos que tá errado, e para o nosso bem, de alguma maneira, Ele quer que a gente aprenda algo sempre, com as situações por Ele propostas. Boo, tenho certeza que meu 2009, se tornou melhor depois que comecei a ler seu blog com mais frequência, você aconselha, desabafa, me faz rir muuuito, rs. Feliz Ano Novo, que você tenha tudo o que merece, de verdade. Beijão, amo-te !Acho super legal, e de muita importância rever o que fizemos. É massa, serve pra gente ver onde errou, onde acertou, o que aprendeu ... em fim, só nos acrescenta. Melhor ainda, é ler depois de algum tempo mesmo, e perceber a nossa mudança, ou talvez perceber que não mudamos nada no que deveríamos mudar, olhar o quanto estamos parados, perdidos no tempo. Também acredito muito no poder de Deus, acho que Ele sabe tudo que está nos acontecendo, e as coisas que nos acontecem, mesmo quando achamos que tá errado, e para o nosso bem, de alguma maneira, Ele quer que a gente aprenda algo sempre, com as situações por Ele propostas. Boo, tenho certeza que meu 2009, se tornou melhor depois que comecei a ler seu blog com mais frequência, você aconselha, desabafa, me faz rir muuuito, rs. Feliz Ano Novo, que você tenha tudo o que merece, de verdade. Beijão, amo-te !

cyber disse...

Retrospectiva 2009 >> AMÉM q a gripe suína n apareceu na minha cidade... pq c/ o calor que faz aqui(puts!) abusei de assistir televisão por causa do acidente do vôo da Air France, depois foi gripe suína depois foi a morte de Michel(só depois que ele morreu eu descobri que a minha vizinha era fã dele!!kkkkk td hora o cd dele tocava na casa dela...Depois q ele morreu,claro!!^o), depois voltou a gripe, pense depois olimpíadas no Rio, semana passada era o titulo do flamengo, agora é o COP 15, vamos vê se daqui pro dia 31 vai acontecer mais alguma coisa!
Eu ouvi uma vz que ansiedade é viver no futuro com medo que não dê certo, quando vc breca esse futuro a ansiedade melhora e no segundo caso a gente fica ansioso pq as pessoas estão muito grandes e nos sentimos até inconscientemente diminuídos daí fazendo isso a coisa se inverte até se equilibrar.

Ouvi isso em um congresso, mas não me lembro quem falou....
Eu aprendi que Cada segundo da vida, tem um valor e não volta atrás, não importa o que façamos, as pessoas tem que entender que na vida, não se vive um dia a mais, mas sim, um dia a menos, a vida é uma contagem regressiva. Feliz Natal (atrasado) Feliz Ano Novo, Feliz ano todo
To contigo sempre e não abro, viu!! Smaaack

cyber disse...

Não Voltei para comentar o seu post + para deixar a ultima mensagem do ano.... Eu amo os seus posts e os leio todos os dias. Você é, mesmo sem saber, a minha maior conselheira e a maioria das minhas decisões são tomadas ao refletir situações que aconteceram com você. O seu talento é gigantesco, o seu jeito de escrever único e o seu modo se ser é fantástico. São incontáveis as vezes em que me emocionei e ri lendo os seus posts, que expressam os sentimentos e pensamentos femininos. Já disse uma vez e digo pra qualquer homem que quiser entender uma mulher: Meu querido quer entender a gente, pois então leia Olhos da Alma (o nome ainda é esse ne? rs).Diversas vezes me peguei em conversas com amigos e, principalmente, com meu namorado(ex), citado trechos dos seus post que sei de cor e que adotei pra minha vida.Eu como uma menina que sou ainda...(a) estou aprendendo a ser mulher com você,com as suas experiências de vida. Muitíssimo obrigado por escrever Bru... A palavra que eu sempre uso pra te descrever é FROID. Você é MtO Froid!!!!!

"Se chovesse felicidade, eu lhe desejaria uma tempestade. Feliz Ano Novo!" (Autor desconhecido) 2010 tá chegando......\o/ Big Bj Bruuuuu

Raphaelen Bittencourt disse...

Que 2010 seja um ano melhor que 2009, com mais conquistas, com amooor, bastante amoor! hahaha saúde e mta felicidade, porque o resto vc conquista! feliz ano novoo bruuhhh! adoro vc!

beeeeijocas

Tuanny Dias disse...

Boo passando aqui pra te desejar tudo de bom nesse ano q se reinicia.Que seja um ano de muita saúde pra vc poder curtir a vida saudavel,de muito sucesso tanto no meio pessoal quanto no profissional,muito love e q seja uma ano de amizades verdadeiras te cercando e protegendo.

Que Deus te ilumine sempre.

Bjus de uma pessoa q te admiria muito.

Saudades de vc.

Feliz 2010!