terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

2 de fevereiro é dia de Yemanjá


Já falei que sou ecuménica e acredito em todos os santos..
Quem mora na Bahia, cresceu com essa cultura, se não pratica, no mínimo RESPEITA o candomblé. Ao contrário do que muita gente acha, isso não é coisa do diabo. É uma herança histórica e cultura, um patrimônio deixado pela sabedoria dos negros escravos vindos da África e deve ser além de respeitado, também apreciado, senão, cultivado.
O medo, receio e preconceito, não passam de IGNORANCIA da parte de quem sente…
Eu também sou contra a macumba e principalmente contra influencia no livre-arbítrio das pessoas. Deus me livre IMAGINAR que uma pessoa está comigo pq está “amarrada”. Quero que fiquem do meu lado pq me amam e me aceitam do jeito que eu sou. E não simplesmente porque eu quero…se não me quer por perto é pq o que eu levo pra essa pessoa que não queira, não acrescenta em nada..e sendo assim, quem quer longe de mim SOU EU. E não me sinto mal se isso acontecer não…se uma pessoa não gosta do meu jeito, não significa que essa pessoa seja melhor que eu…muito pelo contrário…ela pode ser tão fútil ou tão exigente que talvez não saiba aceitar as pessoas como elas são...mas enfim, quem sou eu pra amarrar ninguém…
Mas isso, é UM tipo de manifestação da religião que EU não acho legal e não sou obrigada a fazer. Mas quem puder conhecer o candomblé, verá que ele tem MUITO MAIS a oferecer que isso. E que isso inclusive, é abominado por muitos frequentadores…é apenas uma opção que existe..e que claro, não por muito tempo…pq DEUS não vai permitir que ninguém amarre ninguém por muito tempo..só o tempo suficiente que a pessoa “amarrada” precise passar por isso, mas só para o seu adiantamento evolutivo…pq uma hora, Deus irá intervir e acabar com isso…pq ninguém pode manipular a vida, pq quem manda é O CARA lá de cima! E isso não se discute em religião nenhuma né!
Assim como os santos católicos, os santos do candomblé também tem a sua força pra fazer o bem. Só são diferentes, porém, são de Deus também. E as pessoas precisam ler sobre o assunto, saber a historia, antes de saírem por aí julgando o que o HOMEM descobriu que poderia fazer…muitas coisas nessa vida podem ser usadas para o bem e para o mal..cabe a cada um decidir COMO vai usar a sabedoria..e isso, em qualquer religião…vão ver qnt dinheiro esses pastores tiram dos fieis…mas vão ver quantas pessoas saem das drogas e tomam um rumo na vida por causa dessa mesma igreja…
Eu, Bruna, não me atraio por esse tipo de igreja…mas respeito…mas o candomblé me fascina. A historia, a energia, o axé..é muito forte…e é desse lado cultural, RELIGIOSO (lê-se: Orixas servos de DEUS) que eu estou falando e que eu admiro. Ninguém precisa raspar a cabeça e virar filho de santo pra participar. Nem muito menos fazer oferenda pra todos os santos…mas eu gosto de acender uma velinha pra minha Yemanjá, Iansã, jogar flores no mar, comer caruru…rs…
Afinal de contas sou baiana da clara e minhas raízes são fortes! É muito difícil alguém nascer aqui e não se envolver ou no mínimo simpatizar com tanta beleza e tanta energia boa que os orixás emanam pela Terra.
Hoje vou levar minha rosa pra minha mãe Yemanjá pq toda vez que eu peço qq coisa pra ela, ela me dá. Acho que ela me adora! Rs…mas dessa vez, não vou pedir nada específico. Só agradecer mesmo e abrir meus caminhos.
Acreditem, eu nunca fiz isso antes. Já orei e já acendi velas. Mas ir no mar levar flores, nunca fiz. Sempre tive preguiça…mas ano passado ela me ajudou tanto, que se eu não me der esse trabalho, nem eu mesma me acharei merecedora de mais bênçãos…rs…
Inclusive, vou dormir pq eh bom chegar cedo, pq a cidade lotada de turista, engarrafa tudo!! (que merda, vão embora!! Voltem pra suas cidades!! Quero minha cidade em paz de novo por favor!! Rsrsrs).

AXÉ

2 comentários:

cyber disse...

E eu n acredito nesse negocio de amarrar e não amarrar... Mas respeito todas as religiões... É eu respeito (A)!Sai uma semana com uns amigos e visitamos a igreja evangélica, centro espírita, igreja católica e o centro de candomblé... A única que nos ofereceu bolo foi essa do candomblé... Eu senti medo mesmo no centro espírita quando o homem La em cima mudou a voz e apontou pra mim falando que eu n poderia ficar com as pernas cruzadas..Pqp haha eu sai correndo La de dentro....Enfim a única coisa que eu fico em duvida é... Será que a santa gosta quando esse povo suja o mar jogando aquelas coisa todas lá? Haha. Pra que sujar a casa da santa?-q-


BJ

£uh Oliveira disse...

Aqui no Sudeste o contato com o "Candomblé" é bem pouco mesmo. Tirando o fato de ter sempre uma "macumba" nas esquinas,rsrs. Mas cultura mesmo,não é divulgado.
Eu estudei um pouco de várias religiões em Cultura Religiosa e cheguei a ver um pouco de Candomblé.
Eu respeito a cultura é tal,mas confesso que tenho um pouco de medo,talvez por ñ conhecer direito.


Beijos e fica com Deus Bru.

;*