terça-feira, 17 de novembro de 2009

Os dois lados da escada


Porque sempre que estamos pra baixo, tristes e algo sai errado, diferente do que a gente tinha programado e a gente acha que não tem como piorar as coisas, de repente, piora. É incrível como merda quando vem, vem em grupo. Já dizia uma amiga minha…
Merda nunca vem sozinha. Se recebeu uma má notícia, se prepare: será a penas a primeira de uma série que estar por vir. E o pior é que nunca sabemos quando elas chegarão no final. A qualquer momento, quando menos esperamos, vem mais uma…e mais uma..e mais uma…até perdemos completamente o estímulo pra tudo.
A única vontade que dá é de ficar em casa quietinha. Dormir e acordar. Numa tentativa de não ver o tempo passar. Ou de passar logo. Pra chegar logo no final.
Só que com coisas boas também é assim. A lei é pra tudo. Pro bom e pro ruim.
Por isso quando tudo estiver bad, devemos procurar alguma faísca de coisas boas. Qualquer coisa que nos coloque pra cima. A mínima que seja. Pra em seguida a fila de coisas boas não pararem de chegar. Ninguém pode subir se já estiver em cima. Por isso, às vezes é necessário descermos no mais baixo degrau, no fundo do posso, pra que possamos subir. Mesmo que seja devagar. Mas subir.
E o mais impressionante, é que quanto mais baixo descemos, mais alto iremos subir depois. Quanto mais merda chegar, mais serão as bênçãos depois. É sempre bom nos lembrarmos disso, porque toda vez que estamos descendo – ou lá em baixo – nos esquecemos de quantas vezes subimos e subimos alto.
Quantas vezes tivemos no topo da nossa vida, onde olhamos para os lados e não vimos problemas? Quantas vezes nos sentimos realizados?
Não vou dizer que a vida é cheia de altos e baixo. Porque isso iria contra o que eu acredito, contra meus valores e contra tudo que aprendi até hoje. A vida pode ser sempre nos altos sim. Só depende de nós. Às vezes nos sentimos de mãos atadas sem nada poder fazer. Mas é aí que nos enganamos. Podemos sim. Podemos pensar. Podemos sonhar. Nossos pensamentos são livres e são eles que nos elevam aos mais altos níveis. E se é uma coisa que podemos fazer pra tentar subir ou nos manter e cima, é pensar.
Todo mundo já deve ter ouvido o blá blá blá do pensamento positivo. Mas colocar em prática são outros quinhentos. Principalmente se estivermos em baixo. Pq falar de alto astral e coisas positivas quando estamos bem é fácil. Agora lembrar disso quando estamos apertados e cheios de problemas chega a ser irritante. Mas é nessa hora que vamos provar de verdade quem somos. São nas dificuldades e nos momentos ruins que vamos ter a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendemos ao longo da nossa vida. ´
Mas podemos também sentir pena de nós mesmos. Podemos também viver nos lamentando e nos sentindo vítimas da vida. A escolha é nossa. A diferença é que se começarmos a pensar positivo, iremos no mínimo nos sentir melhor, mesmo que nada mude da noite pro dia. Só de imaginar o que é bom, só de pensar como será daqui pra frente, já nos anima. Agora se escolhermos o mundo das lástimas, não poderemos esperar que nada melhore. Afinal, devemos ser a mudança que queremos ver. E se eu tô em baixo e quero mudar pra cima, devo começar essa mudança de mim mesma. De dentro pra fora. E não o contrário.
A escolha é sempre nossa. E eu escolho subir. O mais alto que puder.

See ya!

6 comentários:

Juliny Barreto disse...

Ontem meu professor de inglês escreveu na lousa a seguinte frase: "Quando se quer fazer alguma coisa arruma-se um jeito, quando não uma desculpa." De certo a autoria não era dele e nem foi citada, mas isso, nesse momento, não vem ao caso.Entretanto, cai como uma "luva" para o seu post. Momentos ruins, problemas, dificuldades, tombos... tudo isso integra as nossas vidas. Descordo, em partes, quando vc diz que se pode estar sempre "alta", porque na "vera" a gente sabe que, por maior que seja o pensamento possitivo, não é assim que a coisa funciona. Nem que dure apenas um dia ou algumas horas viveremos experiências desagradáveis. Não tem como fugir disso e é justamente esses momentos que nos faz crescer. Ninguém se preoculparia em melhorar seu desempenho se já soubesse que É O BOM e q ngm o tiraria do posto. Nossa vida não teria o mesmo entusiasmo se não houvesse o que superar... essa é a graça da vida. E é nisso que eu acredito... muitas merdas aconteceram na minha vida, coisas que hoje me causam remorso, mas tudo foi necessário, tornou-me no que sou hj.
Amo vc... e tô morrendo de saudade dos nossos papos.
Beijos Juh (primeira a comentar, será? rs)

cyber disse...

É muito relativo, porque se você pensar num pessimista que deixa de fazer algo porque acha que vai dar errado, logicamente ele não faz nada e não ganha nada com isso, enquanto o otimista (e não positivista =]) arrisca, sem medo de errar, é uma situação que ele tem a possibilidade de ganhar, essa é a vantagem.

Eu sou um meio termo, não sou pessimista com as coisas, mas também não espero muito delas.


É psicológico e o psicológico influencia em muita coisa...

E o "Saltinho Alto" está num degrau mto alto... Não estou alcançando o degrau dele p/ fazer meu comentário (snif!)
Bjão

Sâmia Alencar disse...

Pensar no que é bom, nos faz bem, nos sentimos maiores,e mais felizes.
Como você mesma disse, falar é fácil, e ter pensamentos positivos, quando estamos bem,mais ainda, agora quando a gente tá merda...Eu tento sempre ver o lado bom de tudo, e fazer algo que deixa feliz quando eu tô mal, isso é bom.

Boo,amo-te!
Abraço!

Bê disse...

boo.. to passando rapidinho, quero comentar direitinho esse post lindo...

mas como to passando rapido, to so pedindo pra vc por no "saltinho alto" a opcao de comentar q nem nesse aqui.

pq la, so pode comentar qm tem blog tb... e ai eu n consigo..

enfim...
depois volto e comento esse post lindo.

beijao morena!!!

£uh Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
£uh Oliveira disse...

Se o hoje não está te fazendo bem,te coloca pra baixo,pense no amanhã.
É assim que levo... As vezes triste me lamento,mas depois paro pensar no futuro e vejo que posso tudo aquilo que estou disposta a correr pra alcançar!!

Como me disse minha Canttora (Claudia Leitte),um dia: " Vale a pena pensar que os problemas não chegam só a você. Escolha o jeito mais digno de enfrentá-lo. Para de se lastimar agora."

E é isso que sigo...
E bora ser feliz?? ;]

Beijão e fica com Deus Bru