sábado, 7 de novembro de 2009

Perdão


“Errar é humano, perdoar é que é DIVINO!” Talvez por isso seja tão difícil perdoar. Errar, temos a justificativa que é humano, é normal. E como perdoar é coisa de Deus, então estamos muito longe de conseguir e nos perdoamos em falhar. Mas já que estamos aqui pra evoluir e tentar, mesmo que numa longínqua tentativa, mas tentar, então pq não começamos a perdoar?
Apesar de ser impulsiva e garota enxaqueca assumida, acreditem, sou da turma do “deixa disso.” Meus amigos que me conhecem sabem disso. Sou a primeira a apaziguar as coisas. Sempre perdoei sem nem mesmo me pedirem perdão. Sempre fui a favor da amizade eterna, mesmo que pra isso fosse necessário passar por cima de muita coisa. E demorei muito tempo pra entender que amizades acabam sim. Que existem erros imperdoáveis. O que existe na verdade é a perda de CONFIANÇA. Esse é o maior problema do perdão.
Perdoar em si, pode até rolar. Mas voltar a confiar em quem te traiu…principalmente se vc já deu outras chances à outras pessoas e não foi correspondido, dar mais chances pra novas pessoas se torna mais difícil ainda. Achei que quanto mais eu perdoasse, mais fácil se tornaria. Mas mesmo que tal pessoa não tenha nada a ver em você ter perdoado outras 30 e se decepcionado de novo, pro azar dela, chegou um pouco atrasada na fila dos seus perdões. Eu achei que quanto mais eu perdoasse, mais fácil seria perdoar novamente. Mas pra mim, parece ser exatamente o contrário. Quanto mais eu perdoo, menos me convenço que tomei a atitude correta. Não que não tenha valido a pena perdoar no passado. Tenho certeza que ganhei meus pontos lá em cima. E por isso, valeu a pena. Mas, aprendi também, que confiança só se perde uma vez. E o que foi um dia não volta a ser como antes nunca mais. Ou melhora, ou piora. Igual, nunca.
Mas olhando por outro lado, mesmo que piore, não volte a ser como antes, já que íamos perder a pessoa de qualquer jeito – ou ela que nos perdeu – então que seja na paz. Porque não tem nada pior do que guardar rancor. Perder por perder, que seja sem mágoas. Acho que é esse o propósito do perdão. Fazer com que continuemos nossa jornada sem olhar pra trás. Fazer a gente seguir em frente com a cabeça erguida. Porque quando temos algo mal resolvido no passado, sempre que voltamos no assunto ou nos encontramos com a pessoa, voltamos também a sentir a dor. É um incômodo quando pensamos na pessoa, na situação...e acho que perdoar deixa o coração mais leve e limpa nossas lembranças.
E o fato de ser cada vez mais difícil, acho que é como passar de ano. As lições se tornam cada vez mais difíceis. É assim a vida. A cada idade avançada, novas provações. O que não podemos é desistir de ser bom. Por mais duro que seja ter que passar por cima de nosso orgulho muitas vezes, se perdemos nossa essência, perderemos tudo que conquistamos até hoje.
Longe de querer ser DIVINA, mas a direção é essa: sempre em frente.

Eu “perdi” uma amiga que me traiu no começo do ano. Eu estava decidia a não perdoa-la nunca mais. Mas eu sinto muito a falta dela. Não era uma amiga qualquer…era uma GRANDE amiga! Eu queria muito que as coisas voltassem a ser como era antes…queria que ela voltasse a ser aquela que eu conheci há 10 anos trás…mas na esperança dela se tornar uma pessoa melhor, vou tentar perdoa-la. Vou fazer a MINHA parte…se ela não corresponder às minhas expectativas, pelo menos eu TENTEI. Pior é morrer na dúvida do “SE..”

Beijos e o dia ta lindo!! Vamos ala praia!

P.S.: Meu Bahia, só me faz sofrer…tinha que empatar!! :/

5 comentários:

Adne Almeida[PRINCESS] disse...

Lindooooo....
A arte do perdão realmente é dom para poucos...e assim como vc, já perdoei pessoas muitas vezes e já me perguntei até que ponto tinha valido a pena....
Se realmente valeu a pena eu não sei, mas o fato é que me senti mais leve e mais aliviada em ter perdoado.
Saudades sua Boo!
Bjs e tenha uma excelente semana!

£uh Oliveira disse...

Entendo você Bru,é difícil e doi quando vc descobre que um amigo fez algo errado. Por mais que a gente perdoe,a amizade nunca volta ser a mesma,digo por experiência própria;tinha um amigo que gostava mto e brigamos,até perdoe,mas a amizade não voltou a ser como era e foi ficando cada vez mais distante até acabar.

Mas espero que dê certo com vc,se a amizade for verdadeira,nada vai abalar! =}

Fiquem com Deus. Beijos

ps: Não posso curtir a praia =/... Injusto MG não ter mar,hunf!
rsrss

paulo disse...

Realmente boo perdoar é algo magico pois nem tds as pessoas tem a coragem de perdoar.
Acho sim que deve se tentar perdoar se não for correspondida como vc falou pelo menos vc não ficou no `s´

ps: beijos boo estou com muithas saudades de você, eu nem sei se vc lembra de minha pessoa(paulo que enchia seu saco ligando para ciel lembra? rsrsr) !

Marianna Mannuela disse...

Oq tiver de ser, será ... Penso assim!

Vc tá fazendo sua parte, e isso é bonito, vá e frente, a vida só nos ensina se tentarmos.

Abraços!

cyber disse...

Saber perdoar é LINDO... Amizade envolve cumplicidade, segredos, confiança e muito amor. De ambos os lados!É preciso haver respeito e não apenas uma ceder para agradar à outra. Pense nisso e boa sorte na sua futura conversa com a sua amiga!



Smack