quinta-feira, 8 de setembro de 2011

São tantas as emoções..



É muito bonito e poético dizer que somos pessoas emocionais, sensíveis e intuitivas. É além de tudo, um privilégio na minha opinião. Sou assim e gosto de quem é também. Mas só quem é sabe, o quanto sofremos por pouco ou talvez por nada. Na mesma intensidade que valorizamos o amor, valorizamos também a dor. Gostamos de sofrer, de se olhar no espelho chorando e sentir pena de nós mesmos. De ouvir aquela música mais piegas de Milton Nascimento e nos identificar. E ainda repetir aquela que mais dói no fundo da alma, várias vezes até deixar o coração em carne viva.
Alow voce que é assim, não me venha com nove horas não, porque a verdade é essa!! Não admitimos esse lado cruel da nossa parte, mas a verdade é essa. A gente gosta!! E vamos combinar? É melhor sofrer por amor do que ter o coração vazio. Vejo umas pessoas por aí tão frias, cada dia na cama com um (a), sempre em busca de uma nova aventura e me pergunto: na hora de dormir; de escutar uma musica; essa pessoa não pensa em NINGUEM? Não sente um vazio? Deus me livre!! Sou da turma de Roberto Carlos: "se chorei ou se sofri, o importante é que emoções eu vivi!"
Só que o problema, é que quando amamos, ok, somos os mais felizes. Mas quando sofremos meu amigo...novela mexicana perde para nosso drama! Falando assim, parece até que é tudo consciente. Mas não é não. É que estamos tão acostumados com algum tipo de sentimento rondando nosso coração que acabamos por valorizar qualquer um (sentimento) que bata à nossa porta. Inclusive os ruins: medo, ciumes, insegurança, raiva...
Já repararam que as pessoas mais doces são as mais histéricas quando estão com raiva? O nome disso chama-se INTENSIDADE. Somos intensos. Vivemos de extremos. Ou a gente ama ou a gente odeia.
Só que vou dizer uma coisa: agora aos 30, me dei conta que um meio termo é necessário. A gente PRECISA aprender a controlar nossas emoções. Todas elas. Inclusive o amor intenso. Nada em excesso é sadio e se sabemos disso na teoria, temos que por em prática. Assim como o amor é cego, a raiva, o medo, também cega. Quando estamos envoltos em nossas emoções, nao conseguimos ter uma visão mais ampla da situação e podemos cometer grandes erros com a desculpa que "estamos seguindo nosso coração."
Seguir o coração faz parte das pessoas sinceras e sensíveis. Porém, temos que tomar cuidado com o sentimento que nos ronda no momento porque o coração só costuma ouvir a eles: os sentimentos. Temos que pôr uma dose de BOM SENSO antes de agir. Analisar o contexto, se colocar no lugar do outro e acima de tudo, RESPEITAR o sentimento do outro. Respeitar as situações da vida. Nos perguntar porquê estamos nelas e porquê temos que resolver com essas circunstancias. E a melhor maneira de fazer isso é esperar a onda do sentimento passar ou pelo menos cessar.
Se foi uma coisa que eu aprendi nesses quase 3 meses que estive aqui, foi isso: não agir no calor da emoção. Se estava amando demais, me entreguei demais...se estava com raiva demais, ofendi demais...e o que eu ganhei com isso? Experiência.
Agora irei pensar 100x se for necessário. Não quero me tornar uma pessoa fria e sem sentimentos pra isso. Acho que muita gente fria, se tornou assim por se machucar muito. Mas ainda acho que essa não é a solução. Deixar de ser...
Temos que buscar o equilibrio nas coisas. Amar sempre, colocar sempre esse sentimento como prioridade em nossa vida. E através dele, achar as soluções, as palavras certas.
Sei que é difícil ter calma, mas não perder a hora. Mas é pra isso que serve nossa intuição: para acreditarmos como atirar no escuro. E para ouvi-la nitidamente é necessário acalmar as emoções, ouvir a razão e decidir com a intuição. Não é tarefa fácil no começo. Mas com o hábito, acabamos por fazer instintivamente depois. Sim, a moeda tem sempre dois lados, sim a razão realmente serve pra alguma coisa!! rs..

Uma semana de muita luz e calma para nossos corações.

4 comentários:

Sâmia Alencar disse...

Quando digo...(Mãe, mesmo)Esse post é a minha descrição! Só não sou explosiva, na verdade, eu penso até demais antes de agir, o povo reclama da minha demora, querem atitude mais depressa...rs. O começo do texto descreve incrivelmente como sou(como somos,rs), adoro ouvir uma musiquinha que doa na alma, chorar na frente do espelho quando estou triste...eita, bem a minha cara isso! Quando tô mal também...é aquele desânimo total, uma vontade de sumir...é péssimo! Já na felicidade... ela é extrema, fico cantando, dizendo e fazendo coisas lindas pra todo mundo...é uma maravilha!!!Enfim, a concordo que a razão serve, mas admito não usá-la. hehe- beijãO!

Karina disse...

Bruna,

Por um acaso achei o seu blog há um tempo atrás e, como te conhecia muito de longe na época de mirc, parei para ler um post. Gostei muito do que li e então de vez em quando venho aqui e leio sua opinião pura e simplesmente porque admiro bastante a sua forma de pensar e se expressar. Abraços,
Karina

Bruna Carvalho disse...

Karina!! nao acredito que seja a mesma que estou pensando!! menina, qnt tempo!! QUe mundo pequeno eh esse..como vc foi me achar na net!! rs!! me add no msn!! bu.carva@hotmail.com beijaooo que massa!!

Karina disse...

Eu nem sei como é que eu achei, viu rs....eu gosto de navegar na net quando posso e estava pesquisando algum assunto e aí quando vi o nome e a foto reconheci...eu ADORO suas opiniões!! Não te conheci bem naquela época não, mas temos uma linha de pensamento parecida. O mundo é pequeno mesmo... vou adicionar! Bj